João Pedro Bernardes
Investigador ResponsávelProfessor associado com agregação na Universidade do Algarve, onde lecciona várias temáticas de Arqueologia, História Antiga e de Patrimóno Cultural. Especialista em Arqueologia Romana tem coordenado e/ou participado em vários projectos nacionais e internacionais no âmbito daquelas áreas científicas, possuindo mais de uma centena de títulos publicados no país e no estrangeiro.
Maria João Valente
Co-Investigador ResponsávelProfessora na Universidade do Algarve desde 1998, onde lecciona várias temáticas de Arqueologia e Património Cultural. Fez a licenciatura e mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e obteve o doutoramento em Arqueologia Pré-Histórica, na Universidade do Algarve em 2008. Desenvolve investigação em zooarqueologia em contextos de diversos períodos, desde a Pré-História ao período Moderno. Interessa-se, em particular, pela temática das dietas humanas no passado e o aproveitamento de recursos de origem animal.
Ana Ramos
Doutorada em Ciências do Mar pela Universidade do Algarve (2009) e licenciada em Biologia (Universidade dos Açores, 2001), é a directora executiva do Centro Ciência Viva de Tavira (CCVTav) desde Agosto de 2018. Coordena actualmente vários projectos e actividades relacionados com a promoção da cultura científica na região do Algarve, tem várias comunicações em encontros nacionais e internacionais (41) e vários trabalhos publicados em revistas especializadas (13). Neste projecto será responsável pela coordenação geral das actividades do CCVTav e pela gestão financeira.
Celso Candeias
Técnico superior do Município de Tavira. Licenciado em Arqueologia pela Universidade do Algarve (2012), desenvolve os seus estudos sobre a Idade do Ferro e período Romano Republicano em Tavira e no Sudoeste Peninsular. Neste projecto representa o Município de Tavira, servindo de interlocutor entre as entidades parceiras e este, estando também na coordenação dos trabalhos de campo.
Cristina Tété Garcia
Técnica superior da Direcção-Regional de Cultura do Algarve. Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Lusíada (1987). Doutorada em “Património Histórico e Natural” pela Universidade de Huelva (2015). Trabalhou no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza (1989-1999). Em 1990 foi autora da classificação da Estação Arqueológica da Luz - Cidade Romana de Balsa e desde 2016, promove o seu processo de estudo e salvaguarda. Autora do livro “Cacela, terra de Levante. Memórias da paisagem algarvia” (2008) e de artigos científicos e de divulgação.
João Afonso
Mestre em Biologia Marinha (Ecologia e Conservação Marinha) pela Universidade do Algarve (2010) e licenciado em Biologia Marinha (UAlg, 2007). Integra a equipa do Centro Ciência Viva de Tavira como Bolseiro de Gestão em Ciência e Tecnologia, desempenhando funções de coordenador das actividades e equipa. Ficará responsável pelo acompanhamento da implementação do projecto, coordenação dos elementos da equipa do CCVTav e actividades.
Luís Filipe Oliveira
Professor da Universidade do Algarve onde lecciona na área dos Estudos Medievais e do Património Cultural. Participando em vários projectos nacionais e internacionais e com uma vasta obra publicada, é investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica.
Vítor Silva Dias
Doutorado em Arqueologia pela Universidade de Évora e investigador do CIDEHUS desta universidade. Desenvolveu a sua formação e pesquisa académica nas Universidades de Lisboa, Coimbra e Évora, com foco no estudo das cidades romanas de Lusitânia, como Egitânia (Civitas Igaeditanorum), e nos estudos cerâmicos e geofísicos sobre as cidades de Ammaia, Balsa e da villa romana da Herdade das Argamassas.